ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AMIGAS DE JOVA RURAL: Núcleo de Proteção Jurídico Social - CREAS

11 fevereiro 2011

Núcleo de Proteção Jurídico Social - CREAS

NPJ e suas atribuições...



por Denis Rodrigo Vian¹





A primeira e mais corriqueira pergunta que recebemos é: Qual a função do Núcleo de Proteção Jurídico Social - CREAS pra sociedade e para a assistência social?


Na verdade o NPJ é um serviço de apoio ao CRAS - Centro de Referencia da Assistência Social, é um serviço da Associação de Mulheres Amigas de Jova Rural em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que presta atendimento à casos de alta complexidade que exija uma atenção qualificada no atendimento ao usuário, à família e a comunidade.


Esse apoio é dado por profissionais especializados na área social, psicológica e jurídica, amparados pela rede sócio-assistencial, que nos últimos anos vêm crescendo na região, fazendo com que todo esforço seja recompensado com resultados a curto e médio prazo.


Atendimentos tais, como no acompanhamento e na evolução de dependentes químicos, pessoas que sofreram violência física de qualquer gênero e demais demandas encaminhadas por núcleos de serviços, escolas, delegacias e denúncias.


Este é um projeto piloto, por isso, estamos sempre estudando formas de nos ater as maiores necessidades da região e dar uma resposta para a sociedade de forma convicta e satisfatória.


Nosso maior objetivo é minimizar o risco de ruptura familiar e evitar alguma forma o desligamento da base estrutural da sociedade que é a família em sua diversidade, disponibilizando com excelência o serviço de apoio jurídico-social à toda rede de assistência social da nossa região.


Temos certeza que esse nosso esforço vai ser recompensado com a evolução de uma sociedade livre justa e solidária como prega nossa constituição e seremos referencia não só para outras regiões de são Paulo como para o Brasil inteiro.






¹ Advogado,


Gerente do NPJ – Núcleo de Proteção Jurídico Social Jova Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário