ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AMIGAS DE JOVA RURAL: Jornal "Diario de São Paulo" divulga nossa luta pela UBS no bairro

15 março 2013

Jornal "Diario de São Paulo" divulga nossa luta pela UBS no bairro


Moradores esperam por UBS há 10 anos
Segundo a líder comunitária de Jova Rural, processo para construção da unidade tramita desde 2002

Terreno que antes pertencia à CDHU é agora do município e receberá futura UBS
Moradores de Jova Rural, no distrito do Jaçanã, Zona Norte de São Paulo, esperam há 10 anos por uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Enquanto a promessa não é cumprida, a população tem de frequentar uma unidade no bairro vizinho, em Vila Nova Galvão.

Os moradores  reclamam da  superlotação na UBS, já que ela  atende a demanda de dois bairros. Eles falam também da demora para conseguir atendimento e   marcar uma  consulta. 
Segundo pesquisas feitas em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só em Jova Rural moram mais  de 35 mil famílias.
TERRENO /  A líder comunitária Maria Elisa Luiz Santana, de 54 anos, disse que o processo para construção da UBS em Jova Rural tramita na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo desde 2002.

Inclusive, um terreno na  Rua Nilda Carvalho Cunha, destinado à construção da unidade, já é de posse da secretaria  há mais de dois anos.
“Estamos há dez anos nessa batalha. Espero que o poder público se sensibilize. Essa é uma necessidade gritante em nosso bairro”, desabafou Maria, que faz parte da Associação de Mulheres Amigas de Jova Rural.
A aposentada  Yolanda Beatris Moreno, de 64 anos, comentou da dificuldade em não ter atendimento perto de casa. “Teve uma época em que eu estava muito doente e não tinha condições de andar até a  UBS.”
De acordo com a aposentada  Carolina Augusto de Oliveira, de 91 anos, as pessoas chegam a esperar quatro anos por uma consulta com o otorrino, por exemplo. “Isso é absurdo, um desrespeito à população de Jova Rural”, protestou ela. 

“Se tivesse uma unidade aqui seria muito melhor”, disse a aposentada Raimunda Almeida Silva, de 73 anos.
Os mais prejudicados
Maria Elisa Luiz SantanaLíder comunitária de Jova Rural disse que o acesso à saúde é uma necessidade urgente no bairro
Yolanda Beatris MorenoMoradora relatou a dificuldade em não ter atendimento perto de casa. Ela não conseguia chegar em outra unidade
Carolina AugustoAposentada reclamou da espera para consulta na UBS de Vila Nova Galvão, que chega a quatro anos
Raimunda Almeida SilvaPara aposentada, a nova UBS trará melhorias para o bairro e menos transtornos à população de Jova Rural
400 mil reais é o valor destinado à obra da UBS
Nova unidade está prevista no cronograma do  PAC 2 De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a construção da UBS em Jova Rural está prevista no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
Secretaria da Saúde ainda faz estudos no terrenoA pasta informou que os recursos destinados à UBS, um montante de R$ 400 mil, devem  ser complementados, pois verificou-se que o terreno possui um declive acentuado. 
Órgão não divulgou prazo para início das obrasA Secretaria da Saúde não respondeu quando será o início das obras da UBS.   Informou apenas que, após a construção, o atendimento  será por  ESF (Equipes de Saúde da Família).
De: TAMIRIS GOMES 
especial para o diário

Reproduzido por: Geraldo André

Nenhum comentário:

Postar um comentário