De acordo com a Rede Internacional de Prevenção contra os Maus-Tratos em Idosos (INPEA, 1998), os maus-tratos contra os idosos “constituem uma ação única ou repetida, ou ainda a ausência de uma ação devida, que causa sofrimento ou angústia, e que ocorre em uma relação em que haja expectativa de confiança”.
A violência contra o idoso pode ser considerada como um “mal silencioso”, pois as vítimas passam a conviver com situações de violência por anos e até chegam a óbito e não denunciam, seja por medo ou desconhecimento de seus direitos e dos órgãos de proteção e denúncia.
Os tipos de violência contra a pessoa idosa são: físico (arranhões, pontapés), psicológico (xingamentos), sexual (ato sexual não consentido), financeiro (uso inapropriado do dinheiro e patrimônio do idoso), negligência (recusa de exercer os cuidados prestados), abandono (ausência do responsável em prestar os cuidados), e auto-abandono (conduta do idoso que ameaça sua própria saúde).
As conseqüências desses tipos de violência para a vítima ocasionam geralmente em isolamento social, depressão, ansiedade e medo de falar livremente.
No dia 15 de junho é lembrado como o “Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”. Esta é uma das ações para divulgação dos direitos dessa população e ainda em memória aos idosos vitimizados por algum tipo de violência.
(Texto de Fernanda Fávere)
Com o intúito de colaborar com essa divulgação e fortalecer a conscientização sobre esse assunto relevante o NCI Jova Rural terá uma palestra com o tema: "Violência contra a pessoa idosa", que será ministrada pela Assistente Social FERNANDA FÁVERE - Especialista em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual “Francisco Morato de Oliveira” - IAMSPE/HSPE.
Palestra: "Violência contra a pessoa idosa"
Data: 17 de Junho de 2011
Horário: 08 horas
Local: Núcleo de Convivência para Idosos Jova Rural
PARTICIPE!
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário