ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AMIGAS DE JOVA RURAL: I SEMINÁRIO DE GERONTOLOGIA

02 agosto 2010

I SEMINÁRIO DE GERONTOLOGIA


Os novos paradigmas do envelhecimento
por Diego Miguel


A sociedade contemporânea vem sentindo o fenômeno do envelhecimento de forma acentuada e progressiva.
No Brasil, contamos com a expectativa de vida na média de 72 anos, prevendo que em 2050 esta expectativa atinja os 80 anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2008).
Não muito distante, em 2036, projeta-se que a população de idosos será maior do que as de crianças. Em 2050, teremos uma população com 13% de jovens com idade de até 14 anos para 23% de idosos com idade acima de 65 anos de idade.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), consideramos idosos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos de idade. A velhice é constituída gradual e cotidianamente de maneira individual e social, não existindo uma única velhice ou um perfil único de idoso, essa diversidade da velhice representa um grande desafio para o trabalho com este segmento da população.
Como conseqüência do progresso científico e desenvolvimento urbano, a mudança está a exigir um novo paradigma político, social e econômico, no sentido de proporcionar aos idosos uma vida digna e com qualidade, todavia, torna-se imprescindível à criação e implantação de políticas públicas que atendam as necessidades dessa significativa parcela da população e para este desafio é preciso também que a cidade de São Paulo conte com uma rede de proteção e inclusão social sensibilizadas às especificidades deste segmento.
Diante da atual transformação social e dos novos paradigmas do envelhecimento, a sensibilização dos idosos, da comunidade e dos profissionais da rede socioassistencial é um dos grandes desafios para a gerontologia, visto que a condição para um envelhecimento bem sucedido envolve todos os segmentos em todas as áreas de atuação.
Considerando esta realidade a Associação de Mulheres Amigas de Jova Rural em parceria com a Coordenadoria de Assistência Social Norte - CAS Norte e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Jaçanã/ Tremembé, promoverão no dia 12 de agosto às 13h30 o “I Seminário de Gerontologia – Os novos paradigmas do envelhecimento”.

Sua participação será muito importante para a construção de uma sociedade mas sensível ás questões do envelhecimento.

Todos pela promoção da qualidade de vida da pessoa idosa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário