*por Diego Miguel
No dia 19 de março de 2010, os idosos de diferentes regiões de São Paulo se reuniram pela segunda vez, para eleger o presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, vaga disputada pelos conselheiros que somaram a maior quantidade de votos em cada uma das cinco regiões metropolitana da cidade. Com uma série de acusações de ilegalidades a primeira eleição aconteceu no dia 15 de dezembro e foi anulada no mês de fevereiro de 2010, sendo instituída uma nova data para a votação. Os idosos do NCI Jova Rural compareceram neste evento cumprindo com seus deveres de cidadãos e conscientes da relevância da participação para o fortalecimento do segmento neste órgão de representação da administração pública.
Infelizmente, mais uma vez, as eleições não aconteceram, em meio a desentendimentos entre idosos, representantes deste conselho, profissionais e lideranças do poder público.
Um cenário lamentável, mas também muito rico, se reconhecermos a fragilidade apresentada com este episódio e pensarmos que talvez esse seja o momento para fazermos história.
Com a criação da Lei Municipal Nº 11.242 de 24 de setembro de 1992, institui-se o Grande Conselho Municipal do Idoso como órgão representativo da administração pública que facilita o acesso dos idosos em suas diversas secretarias, como meio de possibilitar a apresentação de sugestões e propostas nas medidas de atuação em assuntos de relevância a este segmento.
Enquanto profissionais precisamos criar estratégias de atuação para fortalecermos nosso grupo de atendimento, permitindo que estes possam estar familiarizados com as principais políticas do envelhecimento, para que com o apoderamento e apropriação destes conceitos, estes possam ser os protagonistas das conquistas advindas.
Com o objetivo de fortalecer a visão política dos idosos e estimular o protagonismo e a autonomia, os serviços NCI Jova Rural, NCI Feliz Idade, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Jaçanã/Tremembé e as lideranças de idosos e também representantes do GCMI Sr. Marcel Thomé e Sr. José Américo, reiniciam no dia 16 do mês de abril às 14h, os encontros do Fórum do Idoso Jaçanã/ Tremembé.
O Fórum conta com a participação de idosos, pessoas interessadas em envelhecimento, profissionais da rede sócio assistencial e lideranças comunitárias para discutir as atuais políticas para este segmento em atenção às necessidades locais, com ações que visam contribuir com uma maior qualidade de vida para o cidadão idoso da região.
Os encontros acontecerão às terceiras 6ªs. feiras no Centro de Integração da Cidadania - CIC Jova Rural, situado à Rua Ari da Rocha Miranda, nº 36 - Jova Rural.
*Artista Plástico, especializando em Arte Educação e Gerontologia (CEUMA/USP), coordenador do Núcleo de Convivência de Idosos Jova Rural (NCI Jova Rural).