ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AMIGAS DE JOVA RURAL: março 2010

31 março 2010

FÓRUM DO IDOSO – REFORÇANDO O PAPEL DO CIDADÃO



            *por Diego Miguel
            No dia 19 de março de 2010, os idosos de diferentes regiões de São Paulo se reuniram pela segunda vez, para eleger o presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, vaga disputada pelos conselheiros que somaram a maior quantidade de votos em cada uma das cinco regiões metropolitana da cidade.
            Com uma série de acusações de ilegalidades a primeira eleição aconteceu no dia 15 de dezembro e foi anulada no mês de fevereiro de 2010, sendo instituída uma nova data para a votação. Os idosos do NCI Jova Rural compareceram neste evento cumprindo com seus deveres de cidadãos e conscientes da relevância da participação para o fortalecimento do segmento neste órgão de representação da administração pública.
             Infelizmente, mais uma vez, as eleições não aconteceram, em meio a desentendimentos entre idosos, representantes deste conselho, profissionais e lideranças do poder público.
Um cenário lamentável, mas também muito rico, se reconhecermos a fragilidade apresentada com este episódio e pensarmos que talvez esse seja o momento para fazermos história.
Com a criação da Lei Municipal Nº 11.242 de 24 de setembro de 1992, institui-se o Grande Conselho Municipal do Idoso como órgão representativo da administração pública que facilita o acesso dos idosos em suas diversas secretarias, como meio de possibilitar a apresentação de sugestões e propostas nas medidas de atuação em assuntos de relevância a este segmento.
Enquanto profissionais precisamos criar estratégias de atuação para fortalecermos nosso grupo de atendimento, permitindo que estes possam estar familiarizados com as principais políticas do envelhecimento, para que com o apoderamento e apropriação destes conceitos, estes possam ser os protagonistas das conquistas advindas.
 Com o objetivo de fortalecer a visão política dos idosos e estimular o protagonismo e a autonomia, os serviços NCI Jova Rural, NCI Feliz Idade, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Jaçanã/Tremembé e as lideranças de idosos e também representantes do GCMI Sr. Marcel Thomé e Sr. José Américo, reiniciam no dia 16 do mês de abril às 14h, os encontros do Fórum do Idoso Jaçanã/ Tremembé.
O Fórum conta com a participação de idosos, pessoas interessadas em envelhecimento, profissionais da rede sócio assistencial e lideranças comunitárias para discutir as atuais políticas para este segmento em atenção às necessidades locais, com ações que visam contribuir com uma maior qualidade de vida para o cidadão idoso da região.
Os encontros acontecerão às terceiras 6ªs. feiras no Centro de Integração da Cidadania - CIC Jova Rural, situado à Rua Ari da Rocha Miranda, nº 36  - Jova Rural.


*Artista Plástico, especializando em Arte Educação e Gerontologia (CEUMA/USP), coordenador do Núcleo de Convivência de Idosos Jova Rural (NCI Jova Rural).



NCI JOVA RURAL - PROGRAMAÇÃO DE ABRIL

No mês de Abril o NCI Jova Rural conta com uma programação diversificada de atividades, passeio e palestras.

Neste mês reiniciaremos os encontros do Fórum do Idoso, com o objetivo de protagonizar as ações dos idosos da região (Jaçanã/ Tremembé); será uma oportunidade para refletir sobre as atuais políticas públicas voltadas à este segmento e a criação de novas alternativas que possam contribuir com a qualidade de vida dessas pessoas.

Contamos com sua divulgação e participação!


19 março 2010

SENSIBILIZAÇÃO PARA UM MUNDO MAIS CONSCIENTE



PROJETO AES ELETROPAULO NA COMUNIDADE EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AMIGAS DE JOVA RURAL




             Com a proposta de criar um espaço para a reflexão sobre o meio ambiente e apontar ações cotidianas que contribuem com a economia da energia elétrica, a Associação de Mulheres Amigas de  Jova Rural em parceria com a AES Eletropaulo, promoveu no dia vinte e quatro de fevereiro o projeto “AES Eletropaulo na Comunidade”.
            Considerando Política Nacional do Meio Ambiente (1981), no qual prevê a educação ambiental à todos os níveis de ensino, inclusive na educação da comunidade, com o objetivo de capacitá-la para a participação ativa na preservação do meio ambiente, o Núcleo de Convivência para Idosos Jova Rural (NCI) sensibilizou o grupo de idosos para a participação neste evento, mobilizando toda a comunidade para estar presente, assim como o Centro para Criança e Adolescente Jova Rural (CCA), as famílias do Projeto Viva Leite que participaram das apresentações com um número significativo de pessoas.
            O projeto aconteceu  na Unidade Móvel da AES Eletropaulo que ficou estacionada na frente do prédio da Associação de Mulheres no período integral, apresentando um vídeo multimídia sobre os conceitos de transformação de energia elétrica, assim como sua transmissão, distribuição e seu uso consciente. Após esta etapa houve a distribuição de material educativo e a contextualização do tema sob a orientação de um educador.
            Contamos com a participação de aproximadamente trezentas pessoas, sendo destas um número relevante de idosos.
            Durante as apresentações, muitos participantes puderam esclarecer suas dúvidas sobre o consumo de energia elétrica, assim como da utilização dos eletrodomésticos – gostei muito da dica de utilização do ferro de passar roupa, diz Maria de Fátima de 68 anos, participante das Oficinas do NCI.
            Esta atividade, além de proporcionar a informação, também contribuiu com a socialização, reforçando os vínculos afetivos e estimulando a integração intra e intergeracional, assim como prevê o Plano da Assistência Social da Cidade de São Paulo (2006), visto que em vários momentos os idosos participaram desta atividade ao lado de crianças, adolescentes e de pessoas da comunidade no qual não se relacionam no cotidiano, mas que no momento da reflexão e do diálogo no grupo organizado pelo educador, tinham a oportunidade de interagir, reforçando o conceito do coletivo.
           
            O Núcleo de Convivência para Idosos Jova Rural e o Centro para Criança e Adolescente Jova Rural são serviços de políticas públicas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Associação de Mulheres Amigas de Jova Rural, atendendo idosos, crinaças e adolescentes da região de Jova Rural e seu entorno, com atividades de sócio eduativas, culturais e de promoção a saúde.







  • SERVIÇOS:
Núcleo de Convivência para Idosos Jova Rural
R: Roberto Lanari, 998 – Jova Rural
Fone: 2249-5595/ 2240-6271
www.amigasdejovarural.blogspot.com

Centro para Criança e Adolescente Jova Rural
R: Albertino José de Oliveira, 300 – Jova Rural
Fone: 2240-6367
www.amigasdejovarural.blogspot.com